Meditar proporciona uma vida mais longa e serena!
Perguntamo-nos muitas vezes o porquê de meditar? Que benefícios me trará? O que poderá mudar na minha vida? É por essas questões que trago uma série de motivos que lhe poderão elucidar das vantagem de ter uma prática meditativa mais constante, sozinho ou acompanhado. Sendo assim, meditar disponibiliza-lhe:
Autoconhecimento e paz interior
Além de trazer tranquilidade e relaxamento meditar fará olhar mais para si mesmo, para o seu corpo e para o seu espírito.
Ajuda nas atividades cerebrais
A nossa mente é muito poderosa de forma a criar no plano físico tudo aquilo que ela imagina. Desta forma, ter a mente focada nas coisas boas da vida permite que as alcance com mais facilidade.
Eleva a positividade
Aprender a ser grato, a superar o passado e a olhar para o futuro com bons olhos! A ansiedade pode ser controlada através do hábito da meditação, pois quando entramos em contato com nosso eu interior, percebemos a verdadeira intensidade dos problemas, mudando de perspetiva.
Diminui a depressão
Da mesma forma que a ansiedade pode ser diminuída através da meditação, a depressão também tenderá a diminuir com a prática diária da meditação.
Vale lembrar que meditar todos os dias não substitui os tratamentos médicos contra a depressão. A meditação é uma ferramenta extra no processo de cura, pois ela ajuda a reduzir as insónias e aumenta a serotonina no cérebro, que é responsável pelo bom humor.
Aumenta a criatividade
Ter mais autoconhecimento ajuda a entender que tudo que precisamos está dentro de nós mesmos e que não há limites para nossa capacidade criativa.
Aumento da imunidade
O stress, a ansiedade, a correria do dia-a-dia afeta imenso o nosso sistema imunitário. Manter a mente equilibrada, a respiração consciente afasta a oscilações emocionais e permite que o corpo seja mais forte para enfrentar os desafios do dia-a-dia.
Protege a saúde emocional
Meditar ajuda a diminuir o estado de alerta que temos quando ficamos expostos ao stresse. Durante a prática meditativa é mantido toda a atenção no corpo e isso faz com que tenhamos mais disciplina e foco.
Acelera o raciocínio
Ao colocar em ordem os pensamentos durante a meditação, o nosso raciocínio consegue focar mais rapidamente na solução dos problemas, sem se perder pelos caminhos da mente. Manter o foco numa única coisa é imprescindível para se manter preparado para a vida e as suas nuances.
Protege o sistema cardíaco e relaxa a musculatura
Quando o corpo se mantém tranquilo e relaxado, o sistema cardíaco trabalha de forma mais serena, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardíacas e vasculares.
Ajuda nos relacionamentos
Quando estamos com a cabeça cheia de informação inevitavelmente os relacionamentos pessoais sofrem com as consequências das emoções não geridas, isto porque as palavras que possamos usar serão agressivas e severas. A meditar permite aliviar e tranquilizar a mende das aflições, dos medos, das preocupações, das incertezas da vida, e desta forma tomando consciência que a vida é apenas da nossa responsabilidade. O que faço, o que decido e tudo aquilo que a vida me entregar é inteiramente responsabilidade própria. Desta forma, não coloca o peso da vida nos ombros dos outros e olha para si como Mestre dos seus caminhos.
Conecta com o seu Eu
Porque nos processos meditativos conhece quem verdadeiramente É! Quais os seus gostos, as suas fraquezas, as virtudes, o que faz o coração pulsar rapidamente, qual o propósito da vida.
Conecta-o com a Divindade manifestada no Todo, conecta com o Cosmo, com a Luz e com a Sombra. Permite-lhe abrir a consciência e ver o Todo!
Inclua a prática meditativa na sua vida para abraçar o seu Eu! Todas as semanas no Ser Crescente existem aulas de meditação guiadas que permitem caminhar na expansão da consciência e no contacto interno.

C.G.Jung
Deixe uma resposta